Reais

Como é viver um roteiro de 4 dias em Mambaí – GO

Experiência

No primeiro dia, saímos de Brasília, Distrito Federal, bem cedo rumo a Mambaí, Goiás. São 315 km, aproximadamente, saindo pela BR-020 e passando por vários postos de combustível onde é possível parar, abastecer, comer e usar o banheiro. A rodovia está em ótimas condições, com vários trechos duplicados e também trechos de terceira faixa. Uma surpresa foi a parada no  segundo posto de autoestrada mais bonito do Brasil, o posto DDD.

Chegamos na hora do almoço em Mambaí/GO e fomos recepcionados pela Dona Eide em sua chácara, conhecida como Rio Vavá; você pode encontrá-la nas redes sociais como @restaurantedaeide. Almoçamos uma comida deliciosamente feita no fogão a lenha pela Dona Eide, frango caipira, farofa de pequi, quiabo, saladas, verduras cozidas, linguiça acebolada, carne de panela, arroz, feijão tropeiro, mandioca frita, torresmo, abóbora cozida e muito mais. O almoço também foi acompanhado de um suco de fruta regional: o coco azedinho. Sensacional!

Logo depois, fomos para uma atividade de tirolesa no Mirante da Lapa do Penhasco, onde conhecemos um cânion onde se encontram o Rio Das Dores e o Rio vermelho. Por cima desse cânion, atravessa a tirolesa que fizemos chegando a 102 metros de altura! Uma descida de 30 segundos e muita emoção! Um percurso de 320 metros, de um lado ao outro do cânion. Utilizamos equipamentos de segurança como cadeirinha, mosquetões, capacete e tudo o mais necessário para a aventura.

Para descer a tirolesa é preciso coragem, mas a ousadia vale a pena, porque a superação do frio na barriga nos dá a sensação de voar por cima das árvores, do cânion, na altura dos passarinhos, sentimentos inéditos em nossas vidas.

Depois de descermos a tirolesa, visitamos uma caverna chamada Lapa do Penhasco. A caverna fica no mesmo local da tirolesa. Por dentro da caverna passa o Rio das Dores, afluente do Rio Vermelho, que inclusive dá nome à APA – Área de Proteção Ambiental onde se encontram os atrativos de Mambaí e região, uma das áreas de cerrado mais preservado do Brasil. Esses rios se encontram e seguem desenhando o cânion, um lugar muito bonito. A partir da tirolesa descemos uma trilha de aproximadamente 300m até alcançar um ponto em que entramos no rio para acessar a caverna. Leve roupas de banho e uma muda de roupa para trocar depois.

DICA: O QUE LEVAR PARA MAMBAÍ:

– Dois tênis fechados com solado de borracha para trilha. Enquanto um seca você usa o outro;

– Roupas leves e fáceis de secar;

– Protetor solar e repelente;

– Chapéu, boné e óculos escuros;

– Roupas de banho para os dias do roteiro;

– Câmera que pode molhar ou capinha de celular que pode molhar;

– Carregador portátil;

Para fechar o dia, que já estava sendo inesquecível e perfeito, fomos agraciados com um lindo pôr do sol na pista de pouso desativada de Mambaí/GO. Nela, a Ecológica em parceria com a @lauanacostanogueira recebe os visitantes com um piquenique incrível, feito com produtos e quitutes da região de Mambaí/GO, enquanto ela mesma toca músicas emocionantes no violão. Que momento! E esse foi somente o primeiro dia do nosso roteiro.

Voltei para o hotel onde iria passar a primeira noite, @hotel_apm. É um hotel no centro da cidade de Mambaí. Fica de frente para uma pracinha, onde é possível encontrar lanchonetes, restaurantes, farmácia. O hotel fica também em um posto de combustível, com uma casa lotérica no mesmo prédio. Muito bem localizado.

No segundo dia do nosso roteiro por Mambaí/GO, acordei e tomei o café da manhã no @hotelapm que está incluso na diária e encontrei o pessoal da @ecologicaturismo para nos dirigirmos à nossa primeira atração: a Cachoeira da Mata.

Dirigimos cerca de 34 quilômetros até a Fazenda da Mata, propriedade da Dona Zenilda e do Sr. Edmundo. Eles dois administram a propriedade que agora estão abrindo também para os turistas. Há um bosque onde eles criam abelhas e vendem o mel da árvore de aroeira. Há um pasto onde eles criam suas vaquinhas e bezerros. Há também uma piscina e uma área de camping para lazer e tem também uma cachoeira incrível chamada Cachoeira da Mata. Tudo isso é possível curtir por lá durante o dia, além da comida da Dona Zenilda que faz um almoço caipira dos deuses, especial, para quem visita a fazenda.

Fizemos uma trilha de cerca de 1,5 km até a cachoeira da mata, que se desdobra em várias quedas. Encontramos até uma jacuzzi natural, um buraco redondo por onde entra a água e depois desce fazendo uma queda incrível. Ficamos por lá algumas horas curtindo e depois subimos de volta. O almoço na propriedade estava incluso na experiência. Experimentei o suco de mangaba no almoço. Você pode encontrar a fazenda nas redes sociais como @fazendamata_.

Depois, seguimos para uma outra propriedade, a casa do Sr. José, onde fica a caverna da Claraboia. Nessa caverna fomos desenvolver uma atividade de rapel, descendo uma altura de 27 metros.

Foi um desafio e tanto. Andamos por volta de 1 km dentro da mata até chegarmos a uma estrutura verde de metal. Essa estrutura ficava em volta de um buraco, e descendo por esse buraco é possível acessar a caverna, mas você acessa a caverna por cima dela, pelo teto, pela Claraboia.

O resultado da aventura é muita superação. É um desafio e tanto você colocar os equipamentos de segurança, passar por um buraco e descer por uma corda até o chão. Depois de sair da estrutura de metal verde e passar pela claraboia, você vai sair no teto da caverna. A sua visão vai ser todo o salão da caverna por cima. A sensação é como se você estivesse voando no topo da caverna, uma vista panorâmica de tudo que está acontecendo, de cima para baixo.

Essa caverna, que se chama Lapa das Dores, é uma caverna com luminosidade. Ela tem uma entrada bem grande, com várias árvores, luz natural, pássaros e morcegos. Por dentro da caverna passa também o já citado Rio das Dores.

Uma experiência linda, de muita superação, o tipo de aventura que vale muito a pena. Não foi fácil. No segundo dia fiquei mais apreensiva em comparação à tirolesa no dia anterior, mas a recompensa foi mais emoção ainda e sensação de que VIVER ESTÁ IMPERDÍVEL. Ainda bem que superei os meus medos e fui! 27 metros equivalem a um prédio de 9 andares! Eu não acredito que eu realizei isso! Me senti uma heroína! Obrigada @ecologicaturismo pela oportunidade e pela aventura!

E depois retornamos para o centro de Mambaí/GO, onde jantamos no @na_hora_do_açai, restaurante no centro da cidade, bem próximo do @hotelapm, onde há opções de lanches e também de refeições. Havia crepes, açaís, hambúrgueres. Eu pedi um peito de frango com uma salada caprichada que estava uma delícia. Recomendo!

No terceiro dia do nosso roteiro na região de Mambaí/GO, fomos visitar a atração mais famosa do local, a Cachoeira do Funil.

A @cachoeirafunilmambaí é um dos principais cartões postais da cidade. Ela é formada pelo Córrego Ventura, que cai exatamente na boca da caverna e forma uma cortina. Nessa cortina, nessa cachoeira, a empresa @ecologicaturismo realiza as atividades de pêndulo e rapel. E lá fui eu para mais um dia de desafios, superações e momentos extremamente inesquecíveis!

A cachoeira fica na propriedade do Sr. Edilson, a Fazenda Macaúba, que promove também circuito de ciclo turismo e vaquejadas. Para acessar a Cachoeira do Funil, é preciso fazer uma trilha de aproximadamente 1 km.

Na cachoeira mais famosa de Mambaí a empresa @ecologicaturismo oferece duas atividades de aventura para você se emocionar demais: um pêndulo e um rapel!

No local, de frente para a queda da cachoeira, há uma grande pedra, de onde os turistas pulam em direção à cachoeira e ficam balançando por alguns minutos em formato de um pêndulo humano que passa por baixo da queda d’água.

Mais uma vez, achei que não teria a coragem, a capacidade de viver a aventura, porque realmente esse roteiro de 04 dias em Mambaí é algo que te tira completamente da sua zona de conforto.

Você vai precisar de ousadia para conhecer esse roteiro novo e também para viver todas as aventuras propostas. E depois de alguns minutos me enchendo de coragem, finalmente autorizei o Gerly a liberar o meu mosquetão e eu saltei da pedra que fica em frente a cachoeira e fiquei balançando por alguns minutos.

Eu gritei muito! Foi uma emoção gigante! Um momento sublime! Eu superei todos os meus limites, todos os meus medos e ganhei mais um momento inacreditável na minha vida.

Pulei 4 vezes no total, cada vez foi ficando mais gostoso, porque a cada pulo fui perdendo mais o medo e fui conseguindo sentir mais prazer na aventura.

Depois do pêndulo na Cachoeira do Funil, a segunda atividade na cachoeira é o rapel. Uma descida de 19 metros, do topo da cachoeira até a sua queda, no chão da caverna. Mas o rapel foi cancelado porque encontramos uma sucuri verde no local, próxima à via do rapel.

Para não perturbar o animal, que estava dormindo nas raízes de uma árvore, preferimos deixar o rapel na cachoeira do funil para uma outra oportunidade, que acontecerá em breve com certeza. Mas um motivo para voltar para a incrível Mambaí.

E, depois de tantas emoções na Cachoeira do Funil, fomos almoçar na sede da fazendo do Sr. Edilson, onde a esposa dele, Sra. Jura, tinha feito uma comida maravilhosa e caseira para nós. Um frango caipira com macarrão, feijão de caldo, feijão tropeiro, arroz, pirão, bife acebolada, salada fresquinha, tudo divinamente delicioso.

E, na sequência, nos deslocamos até a @chacaraflorescer, um projeto sensacional que une uma trilha interpretativa e um café da tarde na propriedade da Lauana Nogueira. A Chácara Florescer também tem o Viveiro Florescer onde você encontra várias espécies nativas do cerrado disponíveis para venda.

Fizemos a trilha interpretativa, conduzida pela Lauana, na área de reserva legal da sua propriedade. Só que na Chácara Florescer a reserva é “mais que legal” porque não passam despercebidos nenhum dos fenômenos da natureza que, além de lindíssimos, também são muito importantes para o conhecimento de todos.

O objetivo da Chácara Florescer é agregar conservação da natureza com melhoria de vida e a empresa @ecologicaturismo apoia muito iniciativas de conservação dos habitantes naturais de Mambaí/GO.

Nossa tarde na Chácara Florescer foi esplêndida, teve até mergulho no Riachão, rio que passa pelas proximidades de Mambaí. E, para fechar com chave de ouro, fizemos um lanche na varanda da chácara, com direito a violão e moda de viola.

E o dia ficou mais especial ainda quando plantamos uma muda de Baobá em homenagem à Julieta Hernandez, a ciclo viajante que dedicou a sua vida à sua arte e a impactar e influenciar mulheres a seguirem os seus sonhos!

Nesse dia troquei de hospedagem e pude conhecer a @innmambai, outra opção muito legal para ficar em Mambaí/GO. É uma pousada um pouco mais afastada do centro, com jardins e chalés.

E, no final da noite, fomos convidados a participar do podcast da @arpfibra, onde tivemos a oportunidade de conversar sobre o turismo e as novidades para a cidade de Mambaí/GO. Foi um momento muito especial e importante.

No quarto e último dia de roteiro em Mambaí/GO, dirigimos 32km até a @paraisodocerrado.dam. Fizemos uma trilha leve de cerca de 900 m até o atrativo, onde há uma cachoeira lindíssima com um grande poço e uma jangada para você curtir demais.

O quarto dia foi um dia de mais descanso, contemplação, banho de cachoeira. Todos os esportes radicais estão inclusos na experiência, mas você só faz se quiser. Se, por acaso, alguma das atividades você não quiser fazer, não é obrigatório. Todos os dias do roteiro possuem diversas atividades e fora a parte radical há também os atrativos naturais que podem ser aproveitados de diversas formas.

Depois da Cachoeira Paraíso do Cerrado, voltamos para o centro de Mambaí. Paramos na estrada para pegarmos pequi e avistamos o Morro do Borá, um dos cartões postais da região de Mambaí também. Ao final, almoçamos no @trevochurrascaria e retornamos para Brasília, uma viagem de cerca de 4 horas de duração.

Foi lindo! Recomendo a todos conhecerem a região e recomendo mais ainda a empresa @ecologicaturismo por serem uma equipe muito amável, extremamente competente e profissional e que se preocupa em formar profissionais naturais de Mambaí e se empenham muito pelo crescimento do turismo na cidade. Fui recebida com muito amor e carinho em todos os lugares que passamos. A atenção e o cuidado foram ao extremo em todos os momentos e me senti muito segura fazendo todas as atividades do roteiro de 04 dias, ainda que tenham sido desafios intensos para mim.

Recomendo muito a empresa @ecologicaturismo, é a certeza de viver momentos marcantes com todo apoio e segurança possível. Não vejo a hora de voltar!

Muito obrigada a todos!

@bernardobianchetti

@cleristondesa

@gerlycosta

por Chádia Karnib do @sovive.viajando

Tags :
agência de turismo em mambaí,destino turístico brasil,destino turístico goiás,ecológica,ecológica turismo,ecoturismo,ecoturismo brasil,espeleologia,Mambaí,Mambaí-GO,turismo de aventura,turismo em mambaí

Compartilhe :

Últimas Publicações

Categories

Tem dúvidas?

Entre em contato com a gente que te ajudamos!